Uma história real – Estudo Bíblico – Parte 6

Estudo Bíblico – Novo Friburgo, RJ

São 6 horas da tarde – e o céu noturno está caindo sobre as montanhas de Nova Friburgo. Eu ainda não me acostumei com a ausência do crepúsculo.

Do lado de fora está ficando definitivamente muito FRIO… e à medida em que as pessoas entram na nossa pequena casa, elas tiram os casacos pesados, gorros – e até luvas. A maioria desses jovens veio de transporte público e teve que andar alguns quarteirões depois de descerem do ônibus. O fogo na lareira contribui para aquecer a temperatura – e o calor humano ajuda ainda mais.

A mesa está encostada em um canto com uma toalha xadrez vermelha e branca, cheia de café, leite quente, açúcar, pão francês fresquinho, geleia de goiabada e petiscos que algumas pessoas trouxeram, além de pratos, copos e talheres descartáveis. Os que lá estão já começaram a se servir, os que estão chegando, tiram os seus casacos e vão direto para a mesa.

O volume do som vai aumentando gradativamente com os cumprimentos, que incluem muitos abraços, e os comentários animados sobre o tema do Estudo Bíblico desta noite: Demônios – o poder e a manifestação deles em nossas vidas. Depois do que aconteceu ontem, esse é um assunto polêmico.

A comida praticamente acabou e cada um encontra um lugar para se sentar, incluindo o piso de ladrilho, que é desconfortavelmente frio. Então jaquetas e mantas dobradas vão para o chão, para que as pessoas possam se sentar sobre elas. 

Cada um pega a sua Bíblia, alguns trazem caneta e papel para fazer anotações. Hora de começar. Eu não estou tentando escrever todo o estudo aqui, mas vou cobrir os pontos principais. Como há muito o que dizer sobre esse tema, eu vou fazer um breve resumo, e, se você tiver dúvidas, por favor não hesite em perguntar.

Com certeza, eu não tenho todas as respostas teológicas. Eu só conheço o que eu tenho experimentado e aprendido. Você NÃO tem que concordar com igo. Na verdade, eu adoraria aprender com as experiências e o conhecimento de outras pessoas.

1) O que são demônios e por que ou como eles têm poder?

São anjos caídos seguindo Satanás.

O mundo é físico e espiritual.

Satanás era um dos anjos mais importantes. Ele e seus seguidores ainda têm poder espiritual que pode refletir em nosso mundo físico.

Deus não criou o diabo como nós o conhecemos, e há algumas correntes de pensamento a esse respeito:

A primeira se baseia nos primeiros versículos de Gênesis: “No princípio criou Deus os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas” (Gênesis 1: 1-3). Para essa corrente, o fato de haver “trevas sobre a face do abismo” leva a entender que houve uma guerra nos céus. Foi uma guerra muito ruim, onde Satanás se rebelou contra Deus, querendo tomar o Seu lugar de Deus. Satanás então foi expulso do céu e caiu na terra junto com um terço do anjos, os quais o seguiram.  

Uma outra corrente diz que, quando Deus criou o mundo, Ele o examinou e declarou que ele era bom (Gênesis 1:31). Isso significa que não havia anjos maus ou demônios naquela ocasião. Mas no capítulo 3 de Gênesis nós descobrimos que Satanás, em forma de serpente, estava tentando Eva a pecar. Portanto, em algum momento entre os eventos de Gênesis capítulo um e Gênesis capítulo três, deve ter havido a rebelião dos anjos, com muitos deles se voltando contra Deus e se tornando maus. Essa rebelião foi liderada pelo próprio Satanás.

A queda de Lúcifer do Céu

A Bíblia nos dá as seguintes informações sobre o diabo antes da sua queda e depois que ele se tornou orgulhoso e se rebelou contra Deus:

●     Chamado Lúcifer, que significa “estrela da manhã”

●     Ocupou uma elevada posição na hierarquia angelical

●     Tinha uma beleza extraordinária e grande sabedoria

●     A ele foi dada uma posição de grande poder e influência

●     Chamado “querubim guardião”

“Filho do homem, erga um lamento a respeito do rei de Tiro e diga-lhe: ‘Assim diz o  Soberano Senhor: ‘Você era o modelo de perfeição, cheio de sabedoria e de perfeita beleza. Você estava no Éden, no jardim de Deus; todas as pedras preciosas o  enfeitavam: sárdio, topázio e diamante, berilo, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e  esmeralda. Seus engastes e guarnições eram feitos de ouro; tudo foi preparado no dia em que você foi criado. Você foi ungido como um querubim guardião, pois para isso eu o determinei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes. Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você. Por meio do seu amplo comércio, você encheu-se de violência e pecou. Por isso eu o lancei em desgraça para longe do monte de Deus, e eu o expulsei, ó querubim guardião, do meio das pedras fulgurantes. Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor. Por isso eu o atirei à terra; fiz de você um espetáculo para os reis.” (Ezequiel 28:12-17 NVI).

Os querubins são descritos nas Escrituras como criaturas angelicais poderosas e majestosas que ficam em volta do trono de Deus. E Lúcifer já havia sido um querubim guardião. Tendo em vista que Lúcifer foi o modelo de perfeição, que tipo de pecado o levou à queda? Seu coração ficou orgulhoso por causa de sua incrível beleza. Lúcifer permitiu que sua perfeição fosse a causa de sua corrupção.

O julgamento de Deus sobre Lúcifer

Lúcifer não estava satisfeito em adorar a Deus. Em vez disso, ele queria ser adorado. Outrora um bonito e poderoso anjo de Deus, ele perdeu a sua antiga e exaltada posição no céu.

“Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações! Você que dizia no seu coração: “Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo”. Mas às profundezas do Sheol você será levado, irá ao fundo do abismo!” (Isaías 14:12-15 NVI).

Lúcifer (“estrela da manhã”) se tornou Satanás (“acusador”) quando ele caiu na terra. Jesus, ao falar sobre esse evento, disse: “Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago.” (Lucas 10:18 NVI)

Os seguidores de Lúcifer

Quando Satanás caiu, ele não caiu sozinho. As Escrituras nos dizem que ele levou consigo um terço dos anjos (ver Apocalipse 12:4 NVI). Considerando que a hoste angelical tem mais de 10.000 x 10.000 (ver Apocalipse 5:11 NVI), é um grupo considerável.

Eles respondem pelos anjos caídos, ou demônios, que agora cumprem suas ordens. Como resultado, Satanás é um espírito caído, mas poderoso, com uma rede bem organizada de poderes demoníacos para ajudá-lo a cumprir seus propósitos. Esses propósitos, de acordo com Jesus, são “roubar, matar e destruir” (João 10:10 – NVT).

Essa é a má notícia. A boa notícia é que dois terços dos anjos estão do nosso lado! Como o profeta Eliseu disse ao seu servo: “Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles”. (2 Reis 6:16 NVI).

Esses anjos rebeldes são agora chamados de demônios. Eles são seguidores de Satanás e obedecem aos comandos dele. Eles têm mais poder que os humanos, mas porque Jesus Cristo venceu Satanás na cruz, a balança de poder sobre o mundo, que Adão havia dado para Satanás, foi tirada dele e dada a Cristo. Por essa razão, o nome de Cristo e o Seu sangue têm mais poder que os demônios.

PARTE DOIS DO ESTUDO BÍBLICO

Poder dos demônios x Poder de Cristo

2) De onde nós recebemos poder para confrontar e/ou vencer demônios/espíritos malignos?

Como Cristãos, nós temos uma vantagem ainda maior que a maioria dos anjos que estão do nosso lado: Ela é Jesus Cristo!

“É Deus quem nos capacita e a vocês a permanecermos firmes em Cristo. Ele nos ungiu e nos identificou como sua propriedade ao colocar em nosso coração o selo do Espírito, a garantia de tudo que ele nos prometeu.” (2 Coríntios 1:21,22 – NVT)

Dê uma olhada nesses versos:

“Mas graças a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz triunfantemente. Agora, por nosso intermédio, ele espalha o conhecimento de Cristo por toda parte, como um doce perfume. Somos o aroma de Cristo que se eleva até Deus. Mas esse aroma é percebido de forma diferente por aqueles que estão sendo salvos e por aqueles que estão perecendo. Para os que estão perecendo, somos cheiro terrível de morte e condenação. Mas, para os que estão sendo salvos, somos perfume que dá vida. E quem está à altura de uma tarefa como essa? Não somos como muitos que fazem da palavra de Deus um artigo de comércio. Pregamos a palavra de Deus com sinceridade e com a autoridade de Cristo, sabendo que Deus nos observa.” (2 Coríntios 2:14-17 NVT)

Satanás fica irado quando retribuímos o amor de Deus, caminhamos com Ele e O honramos. O objetivo de Satanás é nos destruir. Ele não pode destruir Deus, mas PODE ferir e destruir aqueles a quem Deus ama.

Não é surpresa alguma quando as pessoas se voltam contra nós – pois carregamos um fedor mortal para elas.

Ou o oposto:

Você já conheceu alguém, como um atendente de uma loja, começou uma conversa e se sentiu atraído pelo coração daquela pessoa? Então você tomou coragem e, nas palavras que o Espírito Santo te orientou, a perguntou se ela conhecia Deus pessoalmente? É porque essas pessoas têm o perfume de vida.

Como isso se aplica ao mundo dos demônios?

Eu NÃO saio por aí procurando pessoas com demônios que precisam ser expulsos. Jesus Cristo é meu Senhor e Salvador – e é Nele que me concentro.

Entretanto, sem meu conhecimento, meu perfume de vida pode afrontar um demônio que está em alguém, fazendo com que ele se manifeste em reação ao Espírito Santo que está em mim – porque, para o demônio, eu tenho um fedor mortal.

Quando eles se manifestam, eles podem criar uma cena, tentar ferir a pessoa que o tem em seu corpo ou ferir a mim. Eu consigo me lembrar de exemplos de cada um desses casos em minhas próprias experiências.

Alguns são engraçados, outros NÃO são.

Por exemplo:

Uma mulher que estava no fundo de uma grande igreja veio correndo e gritando para o lugar onde estávamos sentados. Ela pegou um mastro de bandeira – e essas coisas são pesadas! – e começou a balançá-lo em cima de sua cabeça. Problema: à medida em que ela balançava aquele mastro, ele chegava próximo de atingir as nossas cabeças, e nós todos tivemos que nos abaixar para fugir daquela arma. Foram necessárias várias pessoas para conter ela e o bastão, e então ir para os bastidores e expulsar os demônios – e havia um bom número deles.

Eu me lembro a história de um dos filhos de Ceva. Não foi engraçado para eles, mas, todas as vezes que eu a leio, eu sorrio ou dou uma pequena risada.

Olhe a história dos filhos de Ceva:

“Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo, de modo que até lenços e aventais que Paulo usava eram levados e colocados sobre os enfermos. Estes eram curados de suas doenças, e os espíritos malignos saíam deles. Alguns judeus que andavam expulsando espíritos malignos tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre os endemoninhados, dizendo: “Em nome de Jesus, a quem Paulo prega, eu lhes ordeno que saiam! ” Os que estavam fazendo isso eram os sete filhos de Ceva, um dos chefes dos sacerdotes dos judeus. Um dia, o espírito maligno lhes respondeu: “Jesus, eu conheço, Paulo, eu sei quem é; mas vocês, quem são? ” Então o endemoninhado saltou sobre eles e os dominou, espancando-os com tamanha violência que eles fugiram da casa nus e feridos. Quando isso se tornou conhecido de todos os judeus e os gregos que viviam em Éfeso, todos eles foram tomados de temor; e o nome do Senhor Jesus era engrandecido. Muitos dos que creram vinham, e confessavam e declaravam abertamente suas más obras. Grande número dos que tinham praticado ocultismo reuniram seus livros e os queimaram publicamente. Calculado o valor total, este chegou a cinqüenta mil dracmas.” O resultado: “Dessa maneira a palavra do Senhor muito se difundia e se fortalecia.” (Atos 19:11-19 NVI)

Só se lembre disso:

Você, como discípulo de Jesus Cristo, tem o Espírito Santo dentro de você.

Há GRANDE PODER no nome de Jesus Cristo e GRANDE PODER no sangue Dele para ordenar que os espíritos malignos saiam.

Eu ordeno que saiam pelo poder que há no nome de Jesus Cristo e o poder de Seu sangue. Entretanto, isso não é brincadeira. Nós estamos em uma guerra espiritual aqui e nós precisamos CONHECER quem é o nosso Rei e ter um relacionamento íntimo com Ele, pois Ele nos deu Sua autoridade. E é sábio nos revestirmos da armadura completa de Deus: “Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.” (Efésios 6:10-18 NVI)

Há ainda mais para ser estudado, mas vamos parar por aqui. Temos tempo apenas para mais uma pergunta.

3) Demônios podem entrar no corpo de Cristãos?

Uma boa pergunta – e uma que requer mais estudo de minha parte.

A maioria das pessoas diz que não. Que eles podem nos oprimir, fazer com que sintamos um peso e pesados, etc. Mas eles não podem de fato entrar em nossos corpos e mentes.

No entanto, eu já tive que expulsar espíritos malignos que estavam se manifestando em pessoas que eu achava que eram Cristãs. Isso significa que elas abriram sua guarda em algum ponto – talvez falta de perdão que leva à amargura e cria rachaduras em nossa armadura espiritual – há muitas maneiras para que isso possa ocorrer. 

Declaração final para esta noite:

Olhe para o nosso Senhor! Aprenda mais e mais sobre Ele.

Deixe o Espírito Santo nos transformar de glória em glória. – Eu amo esse versículo!

“E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.” (2 Coríntios 3:18 NVI)“…e o Senhor, que é o Espírito, nos transforma gradativamente à sua imagem gloriosa, deixando-nos cada vez mais parecidos com ele.”  (2 Coríntios 3:18 NVT)

Um grupo de jovens agora quietos e desafiados oraram juntos e vestiram os seus casacos para enfrentarem o frio que estava lá fora.

Nós tínhamos muito sobre o que pensar… e sabíamos que teríamos mais conversas sobre isso.

O fogo precisa de mais madeira quando estamos nos preparando para ir para a cama. Está GELADO lá fora e vai ficar cada vez mais frio aqui dentro, à medida em que o fogo vai se apagando.

Muito grata a Deus por esta noite. Nós TODOS aprendemos.

Voni

*** Parte deste estudo foi revisto de acordo com estudos sobre Lucifer, disponíveis em: Harvest.org

Voni's View

Life is interesting - and can be challenging. Voni shares with you her experiences

We won't send you spam. Unsubscribe at any time. Powered by ConvertKit

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.